quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Ação da Defensoria Pública do Estado em favor dos moradores


Defensoria pede revogação da reintegração de posse de área ocupada pela comunidade Real Parque
(clique aqui para visitar o site da defensoria)

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo interpôs, nesta quarta (12/12), recurso que pede a revogação da liminar de reintegração de posse da área ocupada pela comunidade Real Parque, na marginal Pinheiros. O cumprimento da liminar com a retirada das famílias foi iniciado ontem, em parte da comunidade, e sua retomada ainda não tem data definida.

O recurso baseia-se na constatação de que famílias estão no local há mais de um ano e dia (e, portanto, o juiz não poderia ter concedido a liminar de reintegração de posse), na ocorrência, em alguns casos, de usucapião, e no fato de a ordem concedida pelo juiz não ter sido cumprida na sua totalidade, pois abrange uma área de 17.300 metros quadrados.

O direito à usucapião das famílias se baseia em documentos (conta de luz, certidão de nascimento, correspondências, etc) apresentados em atendimento na Defensoria que comprovam a residência desde 2002 no local, o que dá direito à usucapião do terreno, de propriedade da Empresa Municipal de Águas e Esgotos (EMAE). A EMAE, por ser uma sociedade de economia mista, tem natureza jurídica de empresa privada.

Além disso, a decisão que autorizou a reintegração abrange a área de 17.300 metros quadrados situada entre a margem do canal Pinheiros e a Rua César Vallejo (entre a Rua César Vallejo e a Rua Pedro Avancine, com a Rua São Paulo Antigo aos fundos). Segundo a defensora pública Carolina Pannain, o cumprimento da liminar na terça abrangeu parte do terreno em litígio, e há possibilidade de continuidade nos próximos dias, com a retirada das demais famílias.

O recurso (agravo de instrumento) é assinado pelas defensoras públicas Carolina Pannain, Samanta Lopez de Souza , Tatiana Kotake e pelo defensor público Guilherme Piccina.

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa

imprensa@defensoria.sp.gov.br

Nenhum comentário: